Laboratório de Fisiologia do Exercício

O Laboratório de Fisiologia do Exercício iniciou suas atividades de implantação e pesquisa em 1986. Sua institucionalização ocorreu em 1991. Está vinculado às Áreas de Concentração Atividade Física Adaptada e Biodinâmica do Movimento e Esporte.

Nosso principal objetivo é o estudo das adaptações funcionais ao exercício e treinamento físico, em animais e no homem, com ênfase nos sistemas cardiorrespiratórios, neuromuscular e imunológico. Sendo o exercício físico um processo biológico extremamente complexo, necessita uma abordagem multidisciplinar, pautada no rigor científico, no sentido de que os resultados obtidos possam ser confiáveis e reprodutíveis, gerando conhecimento básico para aplicação responsável seja no esporte e lazer, na medicina, na prevenção, na reabilitação e na ocupação profissional.

As atividades desenvolvidas visando a criação do Laboratório de Fisiologia do Exercício tiveram seu início em 1986. Com esse objetivo foi elaborado extenso Programa de Pesquisa, incluindo: 

  • Projeto 1: Estudos dos ajustes cardiorrespiratórios em indíviduos normais sedentários e atletas : efeitos do treinamento físico aeróbio.
  • Projeto 2: O exercício físico na saúde e na doença : estudo do sistema cardiorrespiratório em várias condições fisiológicas  ( idade, menopausa e gravidez ) e patológicas ( desnutrição, obesidade, hipertireoidismo e hipertensão arterial ), na ausência e vigência de treinamento físico aeróbio.
  • Projeto 3: Instrumentação e metodologia aplicadas no estudo do exercício físico.

Estes foram submetidos ao convênio EXIMBANK - UNICAMP  para apreciação técnico - científico, sendo aprovado em 1989.

A partir disso, foi estabelecido um Convênio entre a Universidade Estadual de São Paulo por intermédio da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Departamento de Clínica Médica) e a Universidade Estadual de Campinas com interveniência do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (Departamento de Estatística) e da Faculdade de Educação Física (Coordenação de Pós-Graduação), objetivando intercâmbio de experiências no campo de ensino e pesquisa e no desenvolvimento científico-tecnológico nas áreas de Modelagem Matemática e Estatística, Cardiologia e Fisiologia do Exercício, aprovado em 27 de novembro de 1989, com a finalidade de  suprir as necessidades iniciais e emergenciais de pesquisa.

Dessa forma as providências para instalação das unidades laboratoriais de pesquisa foram iniciadas em 1989, com a construção de área física como contrapartida da UNICAMP. A partir de 1991 os primeiros equipamentos foram recebidos e instalados, assim sendo, o laboratório entrou em regime de funcionamento. Vencida a etapa de organização e montagem, a primeira dissertação de mestrado foi apresentada em 1992 (vide lista dos Projetos). Atualmente o laboratório atende aproximadamente 12 alunos, vinculados aos Programas de Pós Graduação da Faculdade de Educação Física,  Depto. Fisiologia e Biofísica, IB e Depto. de Engenharia Biomédica, FEEC.

Deve-se destacar que o êxito das atividades de pesquisa desenvolvidas, decorrem do trabalho em colaboração com outras unidades de ensino e pesquisa desta Universidade, a saber : Faculdade de Ciências Médicas, Instituto de Matemática e Estatística, Instituto de Biologia e Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação. 

Contato

Telefones | 19 3521-6625 / 19 3521-7493
Profa. Dra. Mara Patrícia Traina Chacon-Mikahil | 19 3521-6780
Profa. Dra. Cláudia Regina Cavaglieri | 19 3521-6781
Cleiton Augusto Libardi - Pesquisador Colaborador
Marcelo Eduardo Caruso - Suporte Administrativo aos Laboratórios

E-mail