Rede sem Fio

Instruções

Como configurar o seu aparelho?

Leia as instruções em como configurar a rede de dados "FEF Wi-Fi 2".

Quais sistemas são compatíveis com a rede Wi-Fi?

A rede sem fio já foi testada com os sistemas Windows 7 e 8, Linux Ubuntu, Android, OS X e iOS.

O que fazer quando não estiver conseguindo acesso?

Alguns fatores podem contribuir para que isto ocorra, tais como: conta expirada, senha incorreta, problema no notebook, etc. Se o problema persistir procure a Área de Tecnologia da Informação da FEF para suporte. Caso seja defeito no notebook, o usuário deverá procurar a assistência técnica do equipamento.

Quando expirar o meu acesso a cada 6 meses, como devo proceder?

Procure a Área de Tecnologia da Informação da FEF para reativar sua conta. Somente usuário com vínculo e com matrícula ativa poderão ter a conta reativada.

Quais são minhas responsabilidades quanto ao acesso?

No ato do cadastro do notebook, o usuário recebe uma cópia das normas de utilização dos recursos computacionais da Unicamp.

Qual área de cobertura da rede Wi-Fi da FEF?

Para melhor visualização das áreas cobertas pela rede sem fio FEF Wi-Fi, acesse o mapa de cobertura.

Procedimentos para utilização da rede

O acesso é permitido a todos os usuários vinculados á FEF (professores, pesquisadores, funcionários, alunos de graduação, mestrado e doutorado) através da login e senha do domínio FEF, no qual expira a cada semestre.

  • Cada dispositivo móvel (notebook, tablet, smartphone, etc...) recebe um IP fixo que é distribuído automaticamente baseado em MAC.
  • O usuário cadastra uma senha junto a Área de Tecnologia da Informação da FEF e no ato assina um termo de compromisso com instruções de uso.
  • Não é necessário instalação adicional de programas no dispositivo do usuário, tornando o sistema multiplataforma (Linux, Windows, etc).
  • O dispositivo pode ser utilizado por qualquer usuário que possua uma conta ativa no domínio, mesmo não sendo ele o proprietário do notebook.
  • O uso da Internet está restrito a limitação de banda de 2 Mbps por dispositivo.
  • Portas de conexão são filtradas evitando que notebooks contaminados por vírus disseminem Worms e Spams.
  • Um dispositivo não pode ser acessado por outro dispositivo através da rede FEF Wi-Fi devido ao sistema de "Block Relay".

Projeto

Em maio de 2009 a Informática/FEF passou a oferecer o serviço de rede de dados sem fio - Wireless denominado “FEF Wi-Fi”. A rede FEF Wi-Fi permite acesso a rede local da FEF e à Internet, com sinal de cobertura de aproximadamente 70.000m2 (áreas internas e externas). O projeto foi desenvolvido e executado pela Área de Informática/FEF em 2008 com o apoio e patrocínio da Direção/FEF (profs. Paulo Cesar Montagner - diretor e Paulo Ferreira de Araujo - diretor associado).

O projeto baseia-se exclusivamente no uso de Software Livre (gratuito) para gerenciamento dos AP's, em substituição ao tradicional "Switch". A execução da infraestrutura de cabeamento, fixação de antenas, entre outros, foi executada pela equipe da Área de Manutenção/FEF, possibilitando redução significativa de recursos financeiros investimentos agilidade de implantação. O custo total do projeto foi da ordem de R$ 10 mil.

Este projeto visa dobrar o parque computacional da FEF de 250 para 500 microcomputadores em até 6 meses, utilizando computadores portáteis - notebook dos próprios usuários. Em agosto de 2011 a infraestrutura da rede FEF Wi-Fi já contava com cerca de 600 notebooks cadastrados, apoiando o ensino, pesquisa, extensão e serviços administrativos.

FEF Wi-Fi versão 2 

Em 2014 chegamos a 1200 dispositivos cadastrados. Dando continuidade ao aprimoramento e evolução do projeto, nova versão da rede sem fio foi implantada. 

A nova rede sem fio da FEF, identificada como FEF Wi-Fi 2, foi atualizada e houve diversas melhorias, dentre elas:

  • O usuário poderá trazer qualquer dispositivo que tenha tecnologia wi-fi e que possua suporte a WPA2, não será mais necessário o cadastro de MAC do equipamento junto a informática.
  • Será possível utilizar até 1 dispositivo (notebook, tablet ou smartphone) por dia para alunos de Graduação e Funcionários e 2 dispositivos para alunos de Pós-Graduação e Docentes.
  • Melhor desempenho pois terá uma largura de banda mais alta.
  • A rede suportará uma quantidade maior de usuários.
  • Melhor alcance e qualidade de sinal, os antigos rádios (pontos de acesso) de rede sem fio serão trocados por novos e mais modernos.

Equipamentos

Os equipamentos de rádio-frequência utilizados atendem a Instrução Normativa 02/2007 da CTIC/UNICAMP e a Resolução N. 303 de 2002 da ANATEL. A frequência utilizada é de 2.4 Ghz e a potência máxima programada é de até 0,1 Watts. Estes equipamentos suportam até 0,4 Watts, limite suportado pelo equipamento e permitido pela ANATEL, não prejudicial a saúde.

Objetivos 

  • Desafogar o uso dos 2 Laboratórios de Informática limitados a 40 computadores com demanda para 600 alunos de graduação e 250 de pós-graduação
  • Ampliar o parque computacional da FEF utilizando poucos recursos financeiros
  • Permitir mobilidade no acesso aos periódicos restritos a Unicamp, aos serviços disponíveis no site da FEF e acesso à Internet
  • Possibilitar segurança no acesso a rede e aos dados trafegados
  • Atender normas da Universidade e Anatel
  • Restringir a cobertura do sinal de rádio-frequência as dependências da FEF

Resultados

  • Novos ambientes apropriados para aulas práticas que utilizam recursos computacionais.
  • Ampliação de 100% do parque computacional da FEF num prazo de 6 meses (mais 250 computadores).
  • Mobilidade e acesso ininterrupto nos 93.000m2 da FEF. A infraestrutura de rede sem fio implantada possui várias funcionalidades em seus receptores, tais como roaming, etc... que permitem locomoção entre as antenas (Access Point - AP) de forma transparente ao usuário.
  • Como forma de garantir a segurança da rede FEF Wi-Fi 2, foram implantados controles extras de segurança, tais como: registro de MAC Address, criptografia WPA, controle de Login e Senha, Firewall e registro de acessos.

Dados técnicos

A solução de rede sem fio implantada na FEF baseia-se 100% em Software Livre. A rede é baseada em um Servidor Gateway que interliga as redes sem fio e a cabeada. No servidor são registrados os acessos a rede sem fio por MAC Address (endereço físico da placa Wlan do notebook). Após a autenticação individual através de WPA2-Enterprise e conexão à rede sem fio, o usuário tem o acesso limitado a Internet através das portas 80 (com uso de Proxy transparente) e 443, limitadas por um Firewall. As antenas (Access Point - AP) possuem homologação da ANATEL e atendem a Instrução Normativa 02/2009 da CTIC/UNICAMP. Os softwares de controle e gerenciamento são baseados em Linux. Os pontos de acesso são responsáveis por gerenciar a criptografia WPA e formar células, permitindo uma melhor distribuição do sinal e uso da banda, distribuído entres os AP´s instalados e promovendo uma melhor qualidade da conexão

Acesso e segurança

O acesso à rede FEF Wi-Fi 2 é exclusivo para usuários vinculados com a FEF (professores, pesquisadores, funcionários e alunos) e totalmente independente da rede de dados sem fio da Universidade.

A segurança no acesso a rede e aos dados é realizada através de autenticação de usuário/senha (mesma utilizada na rede cabeada), registro, criptografia e portas de acesso limitadas.

Comentário dos usuários

Mateus Betanho Campana - 12/05/2009
Gostaria de registrar a grata surpresa de ter na FEF um acesso a internet WIFI com tanta velocidade e estabilidade como a criada por vocês. É realmente surpreendente a qualidade e a estabilidade da conexão WIFI que a FEF possui e oferece aos seus alunos, funcionários e docentes.
Parabéns pelo exemplar trabalho.