Vírus, Como Previnir-se

Evite abrir arquivos anexos aos e-mails com uma destas extensões: PIF, BAT, SCR, EXE e COM (extensão=nome final do arquivo). Quem utiliza outro Webmail que não o da FEF (ex.: UOL, Terra, etc.) está sujeito a receber arquivos desta natureza anexo as mensagens. Caso isto aconteça, exclua a mensagem. Nunca confie 100% no seu anti-virus, independente do fabricante ou mesmo se atualizado frequentemente.

Com este procedimento você evitará os seguintes riscos

  • Perda dos dados de seu computador;
  • Desvio de dinheiro de sua conta bancária, especialmente para aqueles que utilizam-se do Internet Bank;
  • Que os responsáveis por segurança de redes o notifiquem.

Uma nova prática de dissiminação de virus é a hospedagem de arquivos contaminados em websites públicos por pessoas mal intencionadas. Estas pessoas enviam e-mails com qualquer texto que induza o receptor a clicar no link (ex.: www.hospedagemfree.com/ganhou/premio.exe). Se reparar, o final do arquivo termina com uma das 6 extensões mencionadas acima. Recentemente estão utilizando o SERASA para essa prática, falando que o seu nome está na lista dos devedores, etc.

Sempre que tiver alguma dúvida referente a arquivos ou e-mails suspeitos procure um profissional da T.I. ou ignore o conteúdo recebido. Não deixe a curiosidade falar mais alto, previna-se.