10 Regras para não ter Prejuízo ao Utilizar Serviços On-line

  1. Atualizar constantemente o sistema operacional com as atualizações de segurança e os softwares de proteção como Antivírus. 
  2. Dar preferência a sites de lojas reconhecidas, ou que exitam fisicamente.
  3. Verificar se a loja tem central de atendimento e telefone fixo.
  4. Verificar a forma de pagamento. Lojas que aceitam pagamentos com cartões de crédito devem ser preferidas, já que as bandeiras e os emissores de cartões fazem uma avaliação criteriosa da empresa antes de permitir que ela ofereça esta opção. Cuidado com o pagamento através de boleto com descontos muito atrativos.
  5. Desconfiar de condições muito favoráveis. Quem paga com o cartão no crédito tem a opção de abrir contestação junto a operadora caso o fornecedor não entregue o produto, reavendo rapidamente o valor pago sem dores de cabeças.
  6. Consultar a política de devolução e de troca, que deve estar claramente exposta na página.
  7. Preferir lojas que apresentem a figurinha do cadeado ou iniciem por "https://", o que indica um ambiente seguro contra invasões (criptografado).
  8. Pesquisa sobre a empresa em sites de busca ou de cadastro de reclamações (ex.: ReclameAqui...).
  9. Nunca clicar em links de sites enviados por e-mails de desconhecidos. Sugerir este tipo de atitude é uma estratégia utilizada por fraudadores que querem na verdade instalar programas espiões em sua máquina e obter os dados para futuros golpes.
  10. Verificar no navegedor se o endereço do site corresponde àquele em que se está navegando. Outra prática dos criminosos virtuais é criar sites falsos parecidos com o de marcas famosas para enganar os internautas. Se o endereço que estiver no navegador for diferente do que o nome do site utilizado, desconfie.