Calendário de apresentações de TCCs - Licenciatura e Bacharelado

Daniel Augusto Pereira Tancredi

Apresentação:
12/11/2014 às 9h, Sala 06 - FEF
Orientador:
Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes
Co-orientador:
Prof. Me. Thiago José Leonardi
Banca:
Prof. Dr. Hermes Ferreira Balbino
Título:
Pedagogia Do Esporte: O Ensino-Vivência E Aprendizagem Do Futebol Americano

Gabriela Silva Pádua

Apresentação:
06/12/2013 às 17h
Orientador:
Silvia Cristina Franco Amaral
Banca:
Olívia Cristina Ribeiro
Título:
Saúde e Lazer: Possibilidades do projeto do PELC (Programa de Esporte e Lazer da Cidade), núcleo “45+ vida saudável”, na cidade de Hortolândia.

Nahia Mendonça

Apresentação:
04/12/2013 às 18h 
Orientador:
Prof. Dr. Edivaldo Gois Junior
Banca:
Profa. Dra. Heloisa Baldi Reis
Título:
A Revista Veja e o Voleibol na Década de 1980

Maicon Servílio Pereira

Apresentação:
04/12/2013
Orientador:
Prof. Dr. José Júlio Gavião de Almeida
Banca:
Prof. Dr. Edison Duarte
Título:
Projeto de Extensão Escolinha de Lutas: Uma estratégia pedagógica
Resumo:
Este estudo visa auxiliar o processo de ensino aprendizagem de Lutas aplicada a criança através da sistematização das aulas. Os sujeitos da pesquisa serão indiretamente os pais envolvidos no projeto e, diretamente as crianças e os professores envolvidos no Projeto de Extensão - Escolinha de Lutas para crianças, na FEF – UNICAMP

Caroline da Silveira

Apresentação:
29/11/2013 às 19h na Sala 7
Orientador:
Prof. Dr. Roberto Vilarta
Banca:
Jaqueline Girnos Sonati
Título:
Possibilidade de estratégias e ações de promoção de saúde no ambiente escolar: a alimentação como tema da Educação Física
Resumo:
O trabalho de monografia enunciado de “Possibilidades de estratégias e ações de promoção de saúde no ambiente escolar: a alimentação como tema da Educação Física” pretende estruturar estratégias e ações para abordar o tema “alimentação saudável” dentro da escola, de forma a estimular os alunos a adquirirem hábitos alimentares saudáveis em seu cotidiano, durante as aulas de Educação Física em projeto conjunto com outras matérias escolares, além de algumas ações para introduzir pais, professores e comunidade, a uma rotina alimentar mais saudável.

Fabio Alves Luz

Apresentação:
29/11/2013 às 15h na Sala 7
Orientador:
Marina Hisa Matsumoto
Co-orientador:
Eliana Ayoub
Banca:
Giovanna Sarôa
Título:
A Constituição do Professor de Educação Física no Contexto da Educação Infantil
Resumo:
Este Trabalho trata-se da trajetória de um ex-atleta e  recém-ingressante no curso de  Educação Física da Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP) visando trabalhar com o alto rendimento no esporte. Porém praticamente ao mesmo tempo, passa em um concurso publico em nível de ensino médio para trabalhar com crianças de 4 meses a 4 anos(creche). Visto em um ambiente totalmente novo e tomado por pensamentos ultrapassados sobre o trabalho com crianças de creche, o mesmo por conta própria procura aparato teórico para poder integrar seu saber em Educação Física com o saber do professor de creche. Procura esta que o fez mudar seus objetivos em relação a sua vida acadêmica e profissional.

Rogério Antoneli Muzinatti

Apresentação:
29/11/2013 às 14h na Sala 6
Orientador:
Prof. Dr. Ademir De Marco
Banca:
Prof. Ms. Lucas Contador Dourado da Silva
Título:
Análise da Formação dos Profissionais que Atuam na Educação Infantil - Estudo de Municípios da Região Metropolitana de Campinas
Resumo:
A formação dos professores é um tema que tem ocupado um lugar central no debate acadêmico, ao mesmo tempo em que se faz cada vez mais presente em programas governamentais e nos meios de comunicação. O estudo teve como objetivo analisar a formação acadêmica de profissionais que atuam em escolas de educação infantil mantidas por municípios pertencentes a Região Metropolitana de Campinas.

André Cristiano Figueira

Apresentação:
29/11/2013 às 14h na Sala 7
Orientador:
Elaine Prodócimo
Banca:
Eliana Ayoub
Título:
Discutindo as Relações Interpessoais na Escola: reflexões sobre a violência no cotidiano escolar dos alunos do ensino público de Campinas.
Resumo:
O trabalho pretende discutir as relações interpessoais na escola entre escolares do ensino público de Campinas, por meio das experiências obtidas pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Para tanto, buscou-se analisar as propostas e atividades desenvolvidas dentro do projeto, principalmente pelo viés da educação física, de modo a contribuir para uma melhor na convivência e coesão do grupo de alunos, atuando de maneira preventiva dentro do âmbito da violência escolar.

Mariane do Rosário Crespo

Apresentação:
28/11/2013 às 11h na Sala 6
Orientador:
Ademir de Marco
Banca:
Elaine Prodócimo
Título:
Saúde na Escola Sob a Perspectiva das Professoras de Educação Infantil
Resumo:
Esta pesquisa buscou, através de observação sistemática e de entrevista estruturada, descrever e analisar como as professoras de educação infantil entendem a questão da saúde na escola e como são os tratos com a saúde dos alunos dentro da rotina escolar.

Ana Maria Jacob

Apresentação:
28/11/2013 às 10h na Sala 6
Orientador:
Ademir De Marco
Banca:
Elaine Prodócimo
Título:
Jogos e Desenvolvimento Cognitivo nas Aulas de Educação Física
Resumo:
Por meio de entrevista e observação esta pesquisa teve o objetivo de investigar se os professores de Educação Física das escolas municipais de uma cidade da região metropolitana de Campinas visam o desenvolvimento cognitivo ao incluírem jogos em suas aulas.

Thiago Mendes Cardoso

Apresentação:
27/11/2013 às 21h na Sala 2
Orientador:
Prof. Sergio Stucchi
Banca:
Prof. Dra. Elaine Prodócimo
Título:
Os Potenciais Pedagógicos do Bilhar
Resumo:
Estudo sobre a possível utilização do esporte Bilhar no contexto escolar, inserida aulas de Educação Física. Revisão de Literatura que apresenta ao leitor uma contextualização do Bilhar e temas no qual o bilhar poderia estabelecer uma relação com a Educação Física Escolar, constituindo seu potencial pedagógico.

Ricardo Manoel de Oliveira Zambelli

Apresentação:
27/11/2013 às 20h na Sala 2
Orientador:
Professora Dra. Elaine Prodócimo
Banca:
Professor Dr. José Júlio Gavião de Almeida
Título:
Violência Escolar: A prática do Karatê-Do no Programa Escola da Família
Resumo:
O fenômeno Luta é um conteúdo programático da Educação Física escolar, entretanto, a correlação entre este tema e a violência é uma das barreiras que inviabilizam sua inserção na educação formal. Neste estudo de caso, discutimos a influência da prática do Karatê-Do no comportamento social dos alunos, evidenciando uma alternativa para educa-los sobre a violência escolar, a partir dos aspectos históricos, filosóficos e psicológicos inerentes a esta Arte Marcial.

Regiany Valeria dos Santos

Apresentação:
27/11/13 às 19h na Sala 6
Orientador:
Bruno de Paula Caraça Smirmaul
Banca:
Orival Andries Junior
Título:
Efeitos da Utilização de Música Prévia Sobre o Desempenho e Respostas Afetivas de Nadadores
Resumo:
A utilização da música e seus efeitos sobre o desempenho físico nos esportes e nos exercícios físicos vêm sendo bastante estudados nos últimos anos, entretanto, a maioria dos estudos realizam a aplicação de música durante e paralelamente ao exercício, sendo mais raros os estudos sobre a aplicação prévia da música ao exercício físico. No ambiente esportivo, porém, mais especificamente nas competições de natação, sabemos que não é permitido ouvir música durante a prova e, por isso, os atletas utilizam aparelhos musicais no momento da concentração. Verificando os efeitos da música quanto ao seu uso previamente à competição, teremos informações importantes a atletas e treinadores para que os mesmos possam conhecer o real efeito dessa estratégia comumente empregada, apresentando forte validade ecológica. Assim sendo, esse estudo, através da aplicação de música prévia ao nado de 200m livre, visa avaliar: o desempenho, a percepção de esforço, a motivação e o estado de humor do atleta e se ocorrerá alteração nesses parâmetros afetivos e no desempenho quando comparado à situação sem música.

Juliana Simplício

Apresentação:
25/11/2013 às 14h na Sala 3
Orientador:
Helena Altmann
Banca:
Juliana Fagundes Jacó
Título:
Educação Física no Ensino Médio a Partir de uma Perspectiva de Gênero
Resumo:
A partir de uma revisão bibliográfica esse trabalho pretende analisar como se dá as relações de gênero nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, dialogando com a forma que os conteúdos são trabalhados e o conceito de gênero.

Carolina Dias

Apresentação:
18/11/2013 às 17h na Sala 2
Orientador:
Silvia Cristina Franco Amaral
Banca:
Elaine Prodócimo
Título:
Brinquedoteca, um Local para o Profissional de Educação Física Atuar
Resumo:
O trabalho comenta sobre a historia e os diferentes tipos de brinquedotecas, focando principalmente na Brinquedoteca Tramando Arte onde foi desenvolvido todo o trabalho. E mostra o trabalho que uma profissional de educação física desenvolveu nesse ambiente, se baseando em diferentes referenciais teóricos da educação física do lazer e do lúdico.

Thalita Narciso da Silva

Apresentação:

Orientador:
Edison Duarte
Banca:
Maria Luiza Tanure Alves
Título:
Atividade Física e Autismo: uma análise bibliográfica do trabalho dos profissionais de educação física com alunos autistas.
Resumo:
A inclusão escolar tem aparecido cada vez com uma frequência maior nas discussões dos profissionais da educação. Os alunos portadores de deficiência têm começado a frequentar as escolas, mas nem todos os profissionais dela estão preparados o suficiente para lidar com eles. Entre as deficiências que podemos encontrar nas escolas de ensino regular, está o autismo. Apesar das especulações acerca da definição e do diagnóstico, sabe-se que o aluno autista possui dificuldades nas suas habilidades sociais e de linguagem. Sendo a Educação Física uma disciplina que tem a interação social presente em grande parte de seus conteúdos, se torna um desafio incluir estes alunos durante muitas atividades que geralmente fazem parte da disciplina. Além disso, as informações e pesquisas acerca deste assunto específico, inclusive no Brasil, ainda é muito recente e escassa. Este trabalho foi uma pesquisa bibliográfica, buscando compilar informações de pesquisas para poder subsidiar e dar uma base teórica ao trabalho de professores de educação física, os quais têm se deparado com esta situação e sentido dificuldade em lidar com este público. Os trabalhos forneceram informações suficientes para que nos resultados pudessem ser analisadas técnicas de auto-monitoração, a prática de atividade física por vontade própria deste grupo de alunos (dentro e fora da escola), o interesse nas aulas e nas atividades conforme idade, técnicas de ensino, a relação entre a prática de atividade física e o comportamento do autista e qual a expectativa dos pais quanto ao professor de educação física e as aulas em si.