Licenciatura e Bacharelado

Área interdisciplinar que compreende os fundamentos das ciências biológicas, ciências da saúde, exatas e humanas, não hierarquizados entre si. Este conhecimento permite a sistematização do exercício físico a partir de grandes temas da cultura (jogo, ginástica, luta, dança e esporte). Assim, o domínio do conhecimento da Educação Física deverá, portanto, fornecer sólidas bases para pensar a área, dialogar cientificamente e criar novas formas de atuação profissional nos diferentes locais de trabalho (clubes, academias, educação básica - educação infantil, ensinos fundamental e médio, empresas, laboratórios de análise do exercício, lazer, entre outros), permitindo assim diferentes possibilidades de trabalho, pesquisa e ensino na Educação Física. 

Formação Pedagógica

Partindo-se do pressuposto de que a atuação de um profissional da área caracteriza-se, basicamente pela ação docente, a formação pedagógica será enfatizada durante todo o curso nas diversas áreas de atuação: ginástica, clínicas, clubes, equipes esportivas de alto rendimento, colônias de férias, instituições escolares destinadas à educação básica, entre outros.

Campo de Trabalho - Licenciado em Educação Física

  • Assessoria, planejamento, execução e avaliação curricular da EF na Educação Básica
  • Elaboração de programas de ensino de EF na escola
  • Instituições que desenvolvem programas educacionais
  • Pesquisa científica no campo da Educação

Campo de Trabalho - Bacharel em Educação Física

  • Assessoria, planejamento, execução e avaliação nos campos de Esporte, Lazer e Atividades Físicas para grupos especiais
  • Pesquisa científica nas áreas de atividade física ou esporte

Licenciatura em Educação Física – Modalidade AB

.: Integral: 220 créditos (3.300 horas de atividades supervisionadas) = 8 semestres. Prazo máximo: 12 semestres
.: Noturno: 218 créditos (3.270 horas de atividades supervisionadas) = 10 semestres. Prazo máximo: 16 semestres

Bacharelado em Educação Física – Modalidade AF

.: Integral: 216 créditos (3.240 horas de atividades supervisionadas) = 8 semestres. Prazo máximo: 12 semestres
.: Noturno: 214 créditos (3.210 horas de atividades supervisionadas) = 10 semestres. Prazo máximo: 16 semestres

Legislação, Resoluções e Normas

.: Lei Federal Nº 9.696, DE 1 DE SETEMBRO DE 1998: Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física.
.: Resolução CNE/CP 1, de 18 de Fevereiro de 2002: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
.: Resolução CNE/CES 7, de 11 de Março de 2002: Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas.
.: Resolução CNE/CES 7, de 31 de Março de 2004: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena.
​.: Parecer CNE/CES No. 0058/2004 - Aprovado em 18/02/2004: Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física.

Reconhecimento MEC

AB - Licenciatura em Educação Física: Reconhecido pela Portaria Ministerial n° 724 de 28/12/1989 e renovado pela Portaria CEE-GP-38, de 17/02/2016
AF - Bacharelado em Educação Física: Reconhecido pela Portaria Ministerial n° 352 de 19/04/1996 e renovado pela Portaria CEE-GP-239, de 23/05/2017

Reingresso

Alunos podem solicitar reingresso no mesmo Catálogo em até 5 anos após sua formação na primeira habilitação. Após este prazo deverá solicitar reingresso no catálogo vigente, conforme Resolução Graduação – FEF 010/2012.