Apresentação

Em 2016, o debate sobre o currículo do ensino médio ganhou proporções midiáticas a partir da divulgação da Medida Provisória nº 746, que propunha uma reforma do ensino médio que, entre outros problemas, estabelecia a não obrigatoriedade de componentes curriculares de relevância cultural como a educação física, as artes, a sociologia e a filosofia.  Os educadores, de modo geral, intensificaram suas críticas a esta iniciativa. Outros dilemas também podiam ser levantados como o aumento da carga horária sem um projeto pedagógico consolidado, a necessidade de formação específica dos educadores mediante a noção de “notório saber”, a flexibilidade do currículo, a excessiva ênfase em componentes curriculares de interesse do mundo do trabalho. Contudo, nesta proposição, almejamos a organização de um evento acadêmico que pretende discutir as bases deste currículo no que diz respeito à educação física no ensino médio. Enfim, quais são seus princípios? E, particularmente, de qual educação física se está falando? Os argumentos midiáticos que versaram sobre a formação esportiva, sobre a saúde e a obesidade infantil, refletem necessariamente a opinião dos estudiosos do tema no âmbito da Pós-Graduação?

Para responder a estes questionamentos, a Faculdade de Educação Física da UNICAMP, criada em 1985, foi constituída como um espaço institucional privilegiado e propositivo no campo das políticas públicas de educação, esporte e lazer, sobretudo, no âmbito da pesquisa e da pós-graduação. Por isso, a FEF-UNICAMP convida a comunidade acadêmica para um debate de alto nível e interdisciplinar sobre o lugar da educação física no currículo escolar e sobre a necessidade de se fomentar pesquisas que tenham como foco uma educação corporal mais próxima de uma abordagem biológica, mas também cultural.

Nesse sentido, propomos a realização em Campinas, nos dias 07 e 08 de Novembro de 2017 a reunião anual do Fórum de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica da Educação Física (quarta edição) e o Fórum de Pós-Graduação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (sétima edição).

Datas Importantes:

- Período de inscrições para participantes: 06/Set a 03/Nov
- Período de inscrições com submissão de trabalhos: até 12/Out
- Divulgação dos trabalhos aceitos: 16/Out

Assista ao vivo aqui!